Sobre Nós

Cerâmica Cirineu

A cerâmica Cirineu, Há mais de 36 anos atendendo o mercado na construção civil, estamos localizados na cidade de Tatuí, conhecida como a capital da Música. Contamos com uma grande variedade de produtos e estamos localizados em um dos maiores polos cerâmicos do interior de São Paulo, somos referências na cidade. Fábrica bem localizada, com jazida própria, produzem tijolos cerâmicos e demais produtos para sua obra. Produtos confiáveis, com a garantia de durabilidade e resistência.

Acreditamos que para manter a sua confiança, é necessário a qualidade técnica, tecnologia de ponta, inovação dos nossos produtos, pontualidade na entrega e eficiência do nosso trabalho. É por este motivo que concentramos esforços na evolução continua de todos os serviços, atendimento e na qualidade dos produtos, afinal não há objetivo maior do que proporcionar a você uma melhor experiência e qualidade no desenvolvimento de sua construção…

Contamos também com uma logística e colaboradores muito bem treinados para o transporte de nossos produtos para melhor atendê-lo.   

EXCELÊNCIA EM QUALIDADE E PRODUÇÃO

Da argila até a sua obra, a Cerâmica Cirineu sempre seguindo rigorosos processos de qualidade e produtividade para fabricação dos blocos cerâmicos.

  • Extrair e Preparar a argila

O principal insumo de um bloco cerâmico é a argila, sua qualidade deve ser garantida desde a extração e preparo. Seguindo sempre as normas ambientais vigentes, a argila retirada é armazenada por aproximadamente seis meses antes de ser misturada.

  • Extrusão

Hora de dar contornos finais a nossa matéria prima. A argila ganha forma de bloco cerâmico. Porém, antes ela precisa passar por laminadores e reduzir a espessura dos grãos à no máximo 3mm. Em seguida a argila vai para a extrusora (ou maromba), que possui parte do misturador, o vácuo onde é retirado o ar, e a parte do canhão onde a argila vai ser empurrada por hélices, até que esta barra confinada de argila ganhe então sua forma de bloco, em uma fôrma (matriz ou boquilha). O produto será identificado, seguindo as normas NBR 15270, antes de receber o corte no tamanho correto. Durante o processo de extrusão via úmida, a argila possui de 21 a 24% de água. A mesma será então removida no processo de secagem.

  • Secagem

A secagem dos blocos cerâmicos (tijolos) tem como objetivo remover a água pertencente à argila (entre 0,5 a 1%). O processo se estende por cerca de 30 a 36 horas, dependendo do tipo de produto a ser produzido, bem como a largura das paredes e também do peso. Secos, os blocos cerâmicos (tijolos) serão transferidos para os vagões do forno.

  • Queima

Hora do acabamento final do nosso produto. A queima é muito importante, pois o bloco vai receber uma resistência mecânica por meio da sinterização das partículas. A queima alcança um limite de temperatura, para depois ser resfriado e o bloco sair do forno em temperatura ambiente.

Em Nossa unidade em Tatuí, a Cerâmica Cirineu possui capacidade total instalada de 8.000 toneladas por mês.
Com a nova fábrica, vamos alcançar mais de 12.000 toneladas por mês.